Mestra Diva é observada pela contadora Lucélia de Lima, enquanto ministra oficina
1/10
O I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso ocorreu entre os dias 22, 23 e 24 de abril de 2021, em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), cidade que reúne a maior comunidade cigana de MT: em torno de 150 pessoas. Assim, como a exposição Calin, o Encontro integra as atividades do projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, aprovado no Edital Mestres da Cultura da Lei Aldir Blanc, da SECEL-MT.
O projeto Diva e as Calins homenageia a raizeira e benzedeira, Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense. E foi em torno dos seus conhecimentos como mestra da medicina tradicional cigana, que o encontro foi organizado e contou com a participação de outras 15 mulheres de seu círculo de convívio, como a mãe, a tia, filhas, netas e bisnetas, primas e sobrinhas.
Duas programações principais foram realizadas durante o encontro. A primeira foi a roda de diálogo “Princípios Introdutórios da Medicina Tradicional Calon”, em que Diva transmitiu o conhecimento de como manipular uma garrafada.
Principal produto da medicina tradicional cigana, as garrafadas são compostas majoritariamente por plantas do cerrado, principalmente raízes, que são manipuladas para curar vários tipos de doenças, a exemplo de infertilidade, anemia, problemas no aparelho digestivo, entre outros.
A segunda oficina do encontro foi a roda diálogo “Rememorando a Chibe”. Chibe é o modo como os ciganos brasileiros do tronco étnico calon denominam seu dialeto, que também pode ser chamado de romanon ou romanó-kaló.
Além de ser o principal demarcador entre as pessoas ciganas e diferenciador dos não-ciganos, a chibe, atua como uma tática de defesa e guarda resquícios das origens e da identidade Calon.
O I Encontro de Mulheres Ciganas foi utilizado como uma ferramenta disparadora para a realização da própria exposição virtual multimídia “Calin”, como também para compor um segundo produto transmídia do projeto: a websérie etnodocumental “Diva e as Calins”, que também enfoca nas mulheres romanis de três municípios: Tangará da Serra, Rondonópolis e Cuiabá.
a exposição integra o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT).
Copyright © 2024 Galeria Callin – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Trinca